As doações, prometidas ou já recebidas, para ajudar as vítimas do sismo de 12 de Janeiro no Haiti atingiu ontem 0s 2,02 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros), segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a contagem das Nações Unidas, daquele total, 1,18 mil milhões de dólares foram recolhidos pelas agências e organizações de ajuda humanitária, enquanto 830 milhões de dólares estão prometidos.
As doações são de centenas de Estados, organizações não governamentais, fundações, empresas ou particulares, de acordo com a lista de doadores coligida pela ONU e divulgada no seu "site" de coordenação da ajuda humanitária para os sobreviventes do sismo que causou pelo menos 170.000 mortos.
Contabiliza ainda 15.000 dólares dados pelo presidente norte-americano, Barack Obama, e pela sua mulher Michelle à fundação dos seus antecessores, George W. Bush e Bill Clinton, que ele próprio encarregou de recolher fundos, e 250.000 dólares oferecidos pela cantora norte-americana Madonna.